domingo, 11 de outubro de 2015

Leitura do Mês Finalizada - Indicação de Livro

Os Óculos de Heidegger - Thaisa Frank



Em seu livro de estreia, Thaisa Frank apresenta uma história fantástica que tem como cenário a Operação Postal, programa nazista que obrigava os judeus enviados aos campos de concentração a escreverem cartas aos familiares ainda livres.
Em 'Os óculos de Heidegger', o destino dessa correspondência é um bunker secreto, onde um grupo de intelectuais é orientado a responder às cartas dos familiares desses prisioneiros. O objetivo da missão era, por um lado, manter um registro da correspondência trocada no período e, por outro, garantir um sobrenatural plano de segurança: evitar que os espíritos dos mortos dedurassem a Solução Final nazista.
Certo dia, uma tarefa é passada pelo próprio Goebbels: responder a uma carta do filósofo Martin Heidegger para seu amigo e oculista Asher Englehardt, prisioneiro de Auschwitz. Diante da suspeita de que talvez a prosaica correspondência contenha algum tipo de mensagem cifrada que poderia desmantelar os planos do Terceiro Reich, os escribas e seus líderes se veem às voltas com o desafio de responder ao filósofo de uma forma que desencoraje uma nova troca de cartas e garanta a permanência tranquila dos confinados no local.
Os óculos de Heidegger mescla filosofia com romance e mostra o valor da amizade em meio às piores adversidades. Frank reconstrói a paisagem da Alemanha nazista a partir de um ponto de vista original.

A história de como eu encontrei este livro foi bem comum, um garoto em uma livraria em dia de promoção... Entrei em uma livraria de um Shopping Center (como sempre) e vi que tinha alguns livros em promoção, fui pegando alguns e quando eu estava quase indo para o caixa eu o vi. Quando olhei para a capa já pude imaginar que o livro era sobre a Segunda Guerra Mundial, e logo fiquei interessado no livro e o comprei.
Esse foi um dos livros que mais me emocionaram. Uma mistura incrível de fatos com ficção. Espero que todos possam ler. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário